Um estudo demonstrou o impacto da introdução de músicas francesas em alto-falantes de um supermercado na comercialização de vinhos da mesma nacionalidade.
Um aumento impressionante de 77% foi obtido com a simples introdução do estímulo sonoro.
Ao serem entrevistados, os Shoppers não se lembravam de ter ouvido a música enquanto compravam.
Agiram inconscientemente, guiados pela busca de coerência entre o estímulo recebido (música francesa) e a consequente seleção de produtos (vinho francês).
Experiências como essa, que buscam influenciar os Shoppers sem que tomem consciência, são mais comuns do que tendemos a acreditar, e costumam gerar polêmica.
Uma música ou mensagem sonora poderia conter mensagens escondidas sem que isso caracterizasse uma violação da liberdade individual?
Outro estudo polêmico foi realizado em 50 lojas de departamentos e supermercados dos Estados Unidos. Os pesquisadores queriam mensurar o quanto uma mensagem subliminar poderia influenciar no comportamento dos consumidores.
Para isso, foram introduzidas nos alto-falantes das lojas músicas contendo a seguinte mensagem subliminar: “Eu sou honesto, e não vou roubar”. A frase era repetida muito depressa (cerca de 150 vezes por minuto) e com o tom completamente inaudível. Os resultados foram surpreendentes: a taxa de furtos caiu 37%.
Segundo Dr. Alfred Tomatis, médico francês, criador de um método que tem o objetivo de melhorar o processamento auditivo através da escuta terapêutica de músicas clássicas, “O som é um nutriente para o sistema nervoso. Ame seus ouvidos… Eles são muito mais importantes do que você já percebeu”.
Nos embriões, audição é o primeiro sentido que se desenvolve durante a gestação. Aos quatro meses e meio, o embrião já começa a ouvir os primeiros ruídos: os sons são da voz, do batimento cardíaco e da respiração da mãe.
Ao nos tornamos adultos, o ouvido pode ser compreendido como um órgão de alerta: avisa-nos sobre perigos.
Mesmo antes de tomarmos consciência, os estímulos percebidos por ele despertariam mecanismos de atenção automáticos, ativando no cérebro regiões relacionadas aos cinco sentidos e guiando o comportamento do indivíduo.
A busca pela experiência sonora perfeita é tamanha que já há uma denominação específica para profissionais que atuam nessa atividade: Psicoacústico.
É o caso de Friedrich Blutnero, que produz sons sob medida para diversas aplicações, tais como o som do bater de portas para carros, o som de alimentos quando são consumidos, o som de embalagens abrindo, e também o som de diversos eletrônicos.
Da próxima vez que você comer um cereal da Kellog’s, saiba que o som emitido ao mordê-lo, característico da crocância, não está lá por acaso. Provavelmente um psicoacústico o colocou lá para, toda vez que você consumir um cereal da marca, reforçar a experiência positiva.
Tudo isso não deixa dúvidas: você precisa usar a música a seu favor no PDV, e esse tipo de ação estratégica deve fazer parte do planejamento de Trade Marketing.
1. A música não deve jamais tirar a atenção do consumidor;
2. Ela deve ser como um pano de fundo, que crie a sensação de segurança e conforto;
3. Se o consumidor for importunado pela música, irá dedicar energia a essa interferência, desfocando sua atenção dos produtos;
4. Diferentes melodias geram diferentes reações:
5. A música clássica pode aumentar a percepção de qualidade e intimismo, sendo amplamente adotada em empórios e spas;
6. Músicas mais lentas podem auxiliar supermercados a aumentar os gastos e o tempo que se passa na loja, pois produz uma sensação confortável e não tira a atenção dos Shoppers dos produtos, efeito contrário que seria obtido com a introdução de músicas muito agitadas;
7. Essas, por sua vez, são adotadas em restaurantes fast-food, fazendo com que os consumidores comam mais rápido e deixem a loja mais depressa.
Aqui fica a dica: jamais desconsidere a importância da música e de quaisquer outros estímulos sonoros quando você criar estratégias para o PDV.
A música influencia, e muito, na hora da decisão de compra.
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