No primeiro artigo sobre o impacto dos estímulos visuais na percepção, escrevi sobre como nossa mente busca ordem e lógica para organizar as informações. E como isso pode impactar de forma positiva (ou negativa) na tomada de decisão de compra. No segundo artigo da série, irei falar sobre o impacto das cores na nossa percepção.
Quando falamos sobre o impacto das cores, muitos acreditam se tratar de um assunto místico sem qualquer fundamentação científica. Mas a verdade é que as cores são poderosas influenciadoras de nosso comportamento.
Em um estudo, trinta celas destinadas a receber prisioneiros agressivos foram pintadas de rosa em presídios na Suíça. Os psicólogos queriam saber como a cor poderia alterar o comportamento dos presos, no caso adultos do sexo masculino, bastante violentos.
Mas porque utilizar especificamente a cor rosa?
A cor rosa é considerada por alguns psicólogos como uma cor calmante, que poderia ajudar a tranquilizar sentimentos de raiva. Além disso, o rosa é também uma cor culturalmente relacionada ao sexo feminino, e isso poderia também contribuir para acalmar os impulsos agressivos dos presos, ao serem confinados em um “quarto de uma garotinha”.
Os resultados foram surpreendentes. De acordo com a psicóloga Daniela Spath, que defendeu o projeto “A cor rosa nas paredes ajuda a reduzir os níveis de raiva em menos quinze de minutos”.
O simples fato de mudar a cor do ambiente fez com que o comportamento dos presos mudasse drasticamente. As implicações de achados como esse para o ponto de venda são enormes.
A seguir, fiz uma seleção de como as cores influenciam nosso comportamento. Espero que ajude na hora de você decidir quais cores pretende adotar para sua loja!
Azul
Aspectos culturais relacionados à cor, segundo livro A psicologia das cores: a cor predileta, cor da simpatia, da harmonia e da felicidade, apesar de ser fria e distante.
Na psicologia pode ser associada à confiança, segurança, calma, profundidade, estabilidade, sucesso, saúde, higiene e cura.
Vermelho
Aspectos culturais relacionados à cor, segundo livro A psicologia das cores: a cor de todas as paixões – do amor ao ódio. A cor da felicidade e do perigo.
Na psicologia pode ser associada à coragem, liderança, energia, perigo, força, poder, desejo, sexualidade, amor e virilidade. Em relação ao consumo, pode ser usado para estimular (no caso de alimentos) e evitar (no caso de objetos ou situações perigosas).
Amarelo
Aspectos culturais relacionados à cor, segundo livro A psicologia das cores: a cor mais contraditória. Otimismo e ciúme. A cor da recreação, do entretenimento e da traição.
Na psicologia pode ser associada à energia, alegria, otimismo, esperança e espontaneidade. Associada a outras cores, como o preto, traz a ideia de credibilidade.
Verde
Aspectos culturais relacionados à cor, segundo livro A psicologia das cores: a cor da fertilidade, da esperança e da burguesia. A natureza e o natural.
Na psicologia pode ser associada à vitalidade, frescor, harmonia, fertilidade, renovação, abundância, ponderação, coerência, segurança e dinheiro.
Preto
Aspectos culturais relacionados à cor, segundo livro A psicologia das cores: a cor do poder, da violência e da morte. Cor da negação e da elegância.
Na psicologia pode ser associada ao comportamento sexual, agressividade e medo. Também sugere nobreza e distinção.
Branco
Aspectos culturais relacionados à cor, segundo livro A psicologia das cores: a cor da inocência. A cor do bem e dos espíritos.
Na psicologia pode ser associada à pureza, criando a impressão de luminosidade. Também possui a propriedade de transmitir a ideia de frescor e calma.
Laranja
Aspectos culturais relacionados à cor, segundo livro A psicologia das cores: a cor da recreação, do exótico. É uma cor penetrante e estimulante.
Na psicologia pode ser associada à amizade, entusiasmo, dinamismo, alegria, criatividade, determinação, atração, sucesso, encorajamento, impulso e estímulo.
Violeta
Aspectos culturais relacionados à cor, segundo livro A psicologia das cores: do púrpura do poder à cor da teologia, da magia, do feminismo e do movimento gay. É resultante da mistura do vermelho (energia) com azul (tranquilidade), e por isso também transmite equilíbrio.
Na psicologia pode ser associada à sabedoria, independência, criatividade, arte, cultura, riqueza, extravagancia, otimismo, realeza, espiritualidade, mistério e magia.
[mailerlite_form form_id=2]